sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O pioneirismo da Bodega Copetti e Czarnobay

A Bodega Copetti e Czarnobay é a primeira vinícola a se instalar em Encruzilhada do Sul . Com apenas quatro hectares e meio de vinhedos , é uma típica vinícola boutique que elabora pouca quantidade de garrafas e mantém seu foco na qualidade . O enólogo Antônio Czarnobay , um dos profissionais mais respeitados do Brasil é um entusiasta dos vinhos da Serra do Sudeste . Ele se associou ao projeto da família Copetti em que no início apenas dava assessoria ao André e a Evelini que já haviam comprado o terreno , formado os vinhedos e já começavam a construir a cantina .
É uma cantina pequena com capacidade para trinta e oito mil litros  As variedades cultivadas na propriedade são cabernet sauvignon , merlot e chardonnay .
Czarnobay tem a intenção de elaborar um espumante pelo método charmat  e no futuro também pretende fazer um espumante pelo método champenoise , por isso , devera introduzir um pouco de pinot noir no vinhedo .
Por enquanto , o único vinho que está em produção é o merlot Alto das Figueiras . Para a próxima safra haverá também um cabernet sauvignon .
O vinho é 100% merlot , Metade do vinho passa 12 meses em barricas de carvalho francês e a outra metade permanece nos tanques de inox . Este procedimento é feito para poder preservar a fruta , desta maneira a madeira não se sobrepõe à fruta . O vinho atinge 13 % de álcool sem a necessidade de chaptalização e um indice de polifenóis altíssimo que não é muito comum no merlot brasileiro .
O resultado é um vinho redondo com taninos macios com muita tipicidade e muito corpo .

Um comentário: